Manteiga ou margarina? Qual é mais saudável, afinal?

alx_186103962_original

Conheça as diferenças entre os dois alimentos

No Brasil, um hábito cotidiano e muito popular é o pingado, mistura de leite com café, e um pão francês – seja na chapa, quentinho ou mesmo fresquinho.
Quem não gosta daquela manteiga ou margarina derretida no pão quentinho?
A manteiga e a margarina são paixões nacionais. Hoje em dia começam a rivalizar com o requeijão, mas ainda ganham em quase todas as padarias de norte a sul. São também ingredientes muito presentes no café da manhã em diversas preparações, como bolos e massas. Você sabe quais são suas principais diferenças?

Gorduras

A primeira diferença que se destaca entre as duas é a composição de seus nutrientes. Ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga contém colesterol e uma quantidade maior de gordura saturada. Já a margarina tem maior teor de gordura insaturada em sua composição e, por ser um produto de origem vegetal, não possui colesterol.

Produção

A manteiga é feita a partir da nata (creme) do leite, ou seja, é um produto de origem animal. É batida até que se forme um creme homogêneo e pode ser feita em casa. Já a margarina é produzida a partir do óleo vegetal, por meio de um processo chamado hidrogenação, que transforma o óleo de líquido em sólido. Depois desse processo, são adicionados outros produtos para ajudar em sua composição final, como os aditivos.

Nutrientes

A manteiga possui mais minerais, como cálcio e magnésio. No entanto, a quantidade de vitaminas acrescidas à fórmula costuma ser menor. As mais utilizadas são as vitaminas lipossolúveis, que podem ser adicionadas na formulação das margarinas, melhorar sua composição alimentar – e também para dar uma reforça no marketing do produto. Em relação ao sódio, o famoso sal combatido, quando em excesso, por todos os profissionais de saúde, deve-se ficar atento ao rótulo. A descrição da quantidade desse composto é obrigatória nos produtos e varia de marca para marca.
Verifique sempre as informações do rótulo e fique atento às diferenças. Seja margarina ou manteiga, lembre-se que o valor calórico é elevado, muito mais que o açúcar ou a proteína. E não se esqueça que qualquer uma das duas deve ser consumida com moderação.

 

 

 

Se você acha que norte-americanos e europeus estão na frente no desenvolvimento de veículos autônomos, é melhor fazer uma viagem até a Rússia. Afinal, a indústria automotiva de lá aplica a tecnologia há décadas nos modelos da Lada.

Brincadeiras à parte, vale a pena ver o bizarro acidente envolvendo um Laika e um Mercedes-Benz Classe E.

O condutor do Mercedes vinha em alta velocidade e não conseguiu frear a tempo de evitar o choque com o Lada, que havia invadido a faixa para fazer uma conversão à esquerda.

Com a força do impacto (e o fato de possivelmente não estar usando o cinto de segurança), o motorista do Laika foi literalmente ejetado do carro pela porta do passageiro, caindo de cara no asfalto.

O veículo, porém, seguiu seu caminho como se nada tivesse ocorrido, cruzando de volta a avenida até estacionar perfeitamente em frente ao meio-fio. Milagrosamente ninguém se feriu nesse incidente mais do que inusitado.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s