Tirar os sapatos para entrar em casa protege contra doenças?

sapateira-item-fundamental-para-as-familias-que-tem-o-habito-de-retirar-os-sapatos-antes-de-entrar-em-casa-para-que-o-volume-de-calcados-nao-carregue-o-visual-do-hall-de-entrada-o-1425652160685_615x30

Tirar os sapatos para entrar em casa, como fazem os japoneses, nos protegem mais do que o hábito ocidental de usar sapato em casa? Não há como negar que o costume evita trazer mais sujeira da rua, concordam os especialistas entrevistados pelo UOL. No entanto, pelo menos para adultos, a diferença em relação ao risco de pegar doenças infecciosas é zero.

O infectologista Gustavo Johanson, do Hospital Albert Einstein, argumenta que o risco de infecção por bactérias, vírus e fungos presentes nos sapatos é o mesmo dentro e fora de casa.

“A gente vive em mundo que tem microrganismos aos bilhões”, diz. “Ficamos expostos ao risco de infecção de uma forma contínua. A bactéria, o vírus ou o protozoário não sabem se a pessoa está no trabalho ou em casa.”

O médico lembra que temos mecanismos para nos proteger de bactérias, vírus e fungos presentes nos sapatos e o principal deles é a pele. “Apesar de o risco ser contínuo, ele é baixo.”

Cuidado com crianças

Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas, comenta que o hábito pode ajudar no caso de crianças que estão em fase de engatinhar, pois elas colocam a mão na boca frequentemente.

Elas podem levar à boca dejetos de animais como pombos, cães e gatos que se aderem aos sapatos e pegar parasitoses como toxoplasmose e infecções diarreicas.”

Jean Gorinchteyn, infectologista

Nos adultos, ressalta, a contaminação não é uma realidade, pois não existe o risco de contaminações por essa via.

O mesmo ocorre na praia, onde as crianças correm mais risco de contaminação justamente por colocar areia na boca, não por pisar no chão. “O chão está contaminado, mas vai ficar ali”, afirma Johanson. “No hospital e em casa, não se deve acondicionar nada no chão”, diz.

Ninguém nega o conforto psicológico e a facilidade de limpeza de se tirar os sapatos antes de entrar em casa. “Mas é questão de limpeza, higiene, não é de infecção”, diz Gorinchteyn.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s