GEL FEITO DE ALGA FECHA QUALQUER FERIDA COMO SE FOSSE UMA COLA

1612_12_ed_sci_br_pt_stop-bleeding_frame

Um tiro ou acidente na perna capaz de cortar sua artéria femoral causa um sangramento extremamente traumático que pode levar à morte em menos de três minutos. Sem um atendimento médico imediato, portanto, o ferimento pode ser fatal.

Diante do desafio de controlar este tipo de sangramento, um jovem cientista conseguiu desenvolver um gel feito de alga capaz de fechar qualquer ferida como se fosse uma cola. Duvida? Assista o vídeo abaixo.

Gel que “cola” ferimentos

Através de polímeros derivados das plantas, o cientista Joe Landolina criou o produto que, aplicado sobre o ferimento, produz um coágulo capaz de interromper o sangramento em cerca de 12 segundos.

De acordo com Landolina, o gel atua como uma espécie de bloco de Lego que se remonta sobre o tecido, fechando e curando o machucado.

A tecnologia já está sendo usada em clínicas veterinárias para tratamentos em animais e segue em estudo para que, em breve, tenha chances de ser introduzida em procedimentos médicos com seres humanos. Confira no vídeo abaixo detalhes da invenção:

 

Vídeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s